Usuários¶
O módulo de Usuários pode ser acessado pelo Menu Lateral e permite gerenciar todos os usuários cadastrados no sistema, incluindo os ativos e o inativos. Por meio dele, é possível criar, visualizar, editar, inativar, excluir e resetar a senha dos usuários.
Listagem¶
A listagem de usuários se dá por ordem alfabética, mas pode ser invertida utilizando o botão
, no topo da tabela. A lista permite visualizar dados como nome, e-mail, matrícula, perfil, status e, caso o usuário esteja no fluxo de Primeiro Acesso, a indicação deste . O campo de busca permite filtrar a listagem por nome, e-mail ou matrícula. Somado a isso, pode-se filtrar também por status e/ou perfil, utilizando o seletor de Filtros
.
A paginação permite que o usuário navegue entre as páginas, que listam até 10 itens por vez.
O botão de Copiar contato permite que se copie facilmente o e-mail do usuário.
Novo Usuário¶
Ao clicar em Novo Usuário , o sistema redirecionará o usuário autenticado para uma página que permite inserir informações afim de cadastrar um novo usuário. Para tal, basta inserir os dados de Nome, Matrícula, E-mail e tipo de Perfil de Acesso. O sistema exige uma confirmação de ciência, com o intuito de que o usuário autenticado consiga instruir o usuário criado em como efetuar o primeiro acesso.
Ao fim deste fluxo, o usuário é criado e pode fazer o primeiro login.
Alterar Status¶
Para alterar o status de um usuário, basta clicar no Botão de Ações > Ativar/Desativar , na parte direita da tela. Dependendo da alteração, o usuário passará de
para
, ou vice-versa. Os perfis inativos ficam impedidos de entrar no sistema.
Editar Usuário¶
Ao clicar no Botão de Ações > Editar , o usuário autenticado é encaminhado a uma página que permite editar as informações do usuário escolhido, como nome, e-mail, matrícula e perfil de acesso.
Excluir Usuário¶
É possível excluir um usuário ao clicar no Botão de Ações > Excluir , na parte direita da tela. O sistema exigirá que usuário autenticado insira a senha para efetuar a exclusão. Esta ação é irreversível.
Resetar a Senha do Usuário¶
É possível resetar a senha de um usuário selecionado na listagem ao clicar no Botão de Ações > Resetar Senha. Ao selecionar essa opção, o sistema levará o usuário autenticado a uma janela de confirmação, que exige a sua confirmação de senha.
Ao executar a ação, o usuário resetado entrará novamente no fluxo de Primeiro Acesso e deverá usar sua Matrícula como senha para entrar novamente no sistema. Enquanto o usuário resetado ainda não tiver cadastrado uma nova senha, será possível observar na Listagem o indicador de Primeiro Acesso referente a este usuário.